Motor Mini 1000 - O serão e o dia seguinte...

Boa noite. Como ontem deixei a conversa a meio, hoje começo pelo que vos queria contar, mas desta vez com fotos...Peguei numas peças do motor do 1000 e fui ter com o Victor a Pedrógão grande. O Victor é o torneiro mecânico que me tem arranjado algumas coisas, e acredito que em breve vai ficar familiarizado com estas maluquices...Começámos com isto..., o volante VERTO do 1000. Já passava das 21:30...
Começou com 6, 490 Kg......e acabou com 5,500 kg. Um kg de inércia foi á vida. Calibrado e pronto a montar na machine......e seguimos directamente para outra "esquisitice"...
-"Mas isto é para quê??? Não era mais fácil comprares umas de aluminio???"
-"Claro que sim, mas qual era a piada disso???"
-"Pois claro, pois claro..."
E siga a festa......e após rigorosamente alinhada, o que aliás é a parte mais dificíl de fazer, a jante mudou de aspecto......ao fim de poucos minutos. O aro foi pingado e rectificado a fim de permitir um desempeno perfeito da jante. É a primeira vez que ambos fazemos isto...
Infelizmente, uma urgência fez ressaltar o serviço para outra ocasião, mas o saldo era positivo, pois deixámos as quatro jantes preparadas para os cordões de solda. Em breve ficam prontas. Parece mentira, mas ainda há quem trabalhe de sol a sol. O Victor teve que largar as minhas jantes para fabricar umas peças de um aparelho agricola que tinha que estar em Rio Maior por volta das 06:00 da manhã, e já passava das 23:30. A vida não é fácil, mas olhá-la de frente e sorrir, é ainda mais dificíl. Ao fim de algum tempo as peças estavam feitas e não se fala mais nisso!!! Ás 08:00 o Victor já tinha os portões abertos outra vez...
Pessoal rijo, estes Pedrguenses...
Tempo ainda para encontrar um macho e respectivo parafuso para o carter do 1000 e apontar para casa...
...e já na manhã de quarta (outra vez...), o aspecto era este. Foi a primeira vez que aligeirei um volante VERTO, mas não me pareceu muito diferente de outro volante qualquer, apenas não encontrei nenhuma indicação na internet de como o fazer (não procurei também...). Improvisei, e vou ser eu a exprimentar......o resultado. A segurança está garantida, pois ainda sobrou bastante material no prato, mas um Kg a menos já se deve sentir...
Logo se vê. Por esta altura tinha coisas mais importantes em que pensar......tal como o bujon. Um bocado de pano lá para dentro para minimizar as limalhas e "siga pra bingo"... ( Nunca se esqueçam de tirar o pano depois de acabar...)...com calma e paciência, a coisa foi acontecendo......até começar a ficar com um ar sério. A face rectificada e a rosca recuperada (sobremedida...) deram ânimo a uma manhã fria...
O trabalho até estava a correr bem......e depois de inclinar o motor para o lado do bujon......é só deitar gasóleo pelas touches abaixo...(fotos meramente ilustrativas...)...e recuperá-lo á saida do carter. Foi preciso repetir duas ou três vezes, mas......resultou tão bem......que recuperei a rosca velha também!!! Isto ainda andava a boiar no carter, mas hoje foi acabou. Com o carter limpinho, segui para outra manobra que me estava a fazer alguma "comichão"......porque dá mesmo gozo. Adoro montar cams novas e afiná-las, e claro que é dificíl fazê-las esperar muito...
Nesta altura a máquina fotográfica foi requesitada devido a algumas "Miguelices" e não tirei fotos, mas em breve irie postar outra vez a afinação de uma cams. De qualquer maneira, ainda recuperei a máquina a tempo de......gravar isto. Um truque bastante simples para ajudar a arrefecer a embraiagem. E claro que estou a contar aquecê-la, senão para que era este trabalho todo??? De certeza que o Mini vai andar mais, pois tirei umas boas gramas á tampa, e para quem tem tão pouco, tudo conta......e para garantir que nada é esquecido ou desviado para outros projectos, o Pirolas fez questão de montar sentinela aos trabalhos. Para as vezes que ele já viu disto, já deve saber que a seguir......começam os ensaios. É preciso montar tudo no sitío antes de pôr a trabalhar. Quando se modifica algo, convém sempre ensaiar primeiro. Neste caso foi fácil, mas ás vezes há surpresas...
Começou entretanto a limpeza "a seco"......até eu ter sido requisitado para socorrer um CARRARO com problemas de alternador. Sim..., os tractores também fazem parte da "dieta", mas é por uma boa causa.
Ainda cheguei cedo......mas apenas para vos dizer que hoje é dia de S. Martinho. Há castanhas assadas e água pé com fartura por todo o lado, e claro que gosto muito de Minis, mas festa é festa, e curtir a vida também é bom...
Amanhã há mais Mini para ver...
Bom S. Martinho para todos e aproveitem a vida ao máximo, que ela é curta demais...
Abraço.
RT