Boa noite.
Desta vez optei por saltar a ordem dos trabalhos e mostrar o que se passa em tempo real em vez de esperar para actualizar o que ficou para trás, e o o resultado foi este: A caixa e motor do 1000 de 71 que já está na fase de montagem...
Com o motor tirado, o Mini espera pela pintura do cofre do motor, mas por falar em motor...
...as surpresas continuam. O que era só um problema de mudanças que não entravam, começa também a revelar mais uns truques na manga. O retentor de distribuição deu nisto: O'rings esticadores partidos...
...se compararmos com isto: a bomba de água com bom aspecto estava desfeita, e muito capaz de provocar um desastre no motor em breve. Não há hipótese, vamos ver tudo...
...continua velho, mas mais limpo de certeza. Vamos para a caixa de velocidades, até porque foi esse o principal motivo que o trouxe cá...
...uma vista de olhos nas peças. Reparem nestes números. Para quem não sabe, estes números indicam a relação final da caixa, ou seja, o pinhão e cremalheira usados. Uma nota sobre o termo "rapport", ou "relação" em bom Português. O rapport de dois carretos não é mais do que o numero de voltas que um deles tem que dar para que o outro possa dar uma volta inteira, ou seja...
...neste caso o pinhão tem que dar 3.44 voltas para que a cremalheira possa dar uma volta completa. Esta noção é válida e universal para tudo o que é carreto , corrente ou polie, seja de uma mota, carro, ou máquina qualquer. É igual para tudo e todos. Mais tarde falarei também sobre o cálculo dos rapports em termos de força ou velocidade. Para agora seguimos com a caixa do Mini, que...
...e sincronizadores. Reparem no pormenor da caixa de cartão onde montei as esferas. Não fez falta, mas seria muito dificil perdê-las se algo corresse mal aqui...
...ainda falta qualquer coisa. Ficou na posição de montagem do diferencial, que não pode demorar muito a chegar...
Fim do primeiro episódio!!!
RT