Bom dia. Ainda ás voltas com o 1000, fui tratar de encontrar uma cabeça para substutuir a velha. Como tinha aqui um motor do mesmo ano com uma cabeça igual (12H 1456), tentei a minha sorte...
...mas claro que não deu. Não sei bem quantos anos este carro esteve parado, mas os filtros de ar pequenos, que ficam mesmo debaixo da junção do capôt com a carroceria, e que não tenham a borracha de vedação montada, fazem disto...
jà não é a primeira vez que apanho isto. Em 1996, o meu primeiro Mini sofreu do mesmo mal. A água da chuva escorre pelo pára-brisas abaixo, entra na folga do capôt e vai cair mesmo em cima da porca que segura a caixa do filtro de ar, que tem o feitio de um pequeno funil. Demasiado conveniente e não se podia esperar outra coisa deste conjunto evidências. A àgua entra, enferruja as camisas, e repete as vezes que forem precisas até alguém interromper este ciclo de destruição...
Não cheguei a tirar fotos da cabeça, mas o tubo de escape também é revelador. É mesmo impressionante ver o que é que faz o abandono. Os automóveis destroem a natureza, mas se lhe derem oportunidade, a natureza também lhes trata da saude...
As válvulas agarradas e a ferrugem nas condutas fizeram-me ir de novo á "caça" de outra cabeça, pois achei que apesar de ter toda a boa vontade do mundo, jamais iria ficar descansado se tivesse que usar a que saiu deste motor sem lhe dar a devida reconstrução. Amanhã já deve ficar resolvido de vez...
RT