Motor Mini 1275 cc.

Bom dia.
Hoje continuámos com o motor do Fernando, e enquanto a limpeza das peças continuava em força, decidi preparar a tampa da distribuição para os requisitos finais. A tampa do 1300 GT (ADO16) serve no Mini, mas tem dois apoios que não são necessários, por isso podem sair, e desta forma contribuir para uma melhor imagem do conjunto depois de montado no lugar.
Retira-se o metal em excesso...
...e sobra isto. Claro que o motor também fica diferente...
...e mais discreto. Estes apoios não têm lugar no Mini, mas a caixa...
...tem e muito! Uma 22G1128 do 1000 foi a caixa escolhida para a montagem, faltava apenas "desencascar" toda aquela camada de sujidade do cárter...
...que habilmente se enfiou em todo o lado. Para substituir os retentores...
...retiramos as falanges com o tal saca "home-made", e seguimos para outra parte do conjunto. A cabeça 12G940 de 11 pernos estava pronta para o passo seguinte...
...que era a desmontagem das válvulas, molas e vedantes...
...seguida da limpeza de juntas...
...para a descarbonização final. Ficou perfeita...
...tal como o bloco. Restavam ainda muitas peças para preparar, pelo que não demorou a começar outra etapa do trabalhos. As tampas, cárteres e acessórios tinham que ser limpos...
...fosse como fosse! Escova de aço novamente, e...
...começa a parecer algo! Enquanto a vida seguia "lá fora"...
...as coisas cá dentro também estavam em marcha. As válvulas limpas...
...e a cabeça pronta para a pintura davam o mote para o que viria a seguir...
..., os carburadores. Estes "Twin SU 1 1/4" foram os escolhidos para a montagem, mas antes de mais nada precisam de uma limpeza/reparação séria e cuidada, que começa com um bom...
...mergulho em petróleo para amolecer toda a sujidade. Com viagem a Lisboa este FDS, só voltarei ao trabalho lá para Quarta ou Quinta, mas...
...pelo menos algo está melhor. O motor 1275 cc. já está na fase "ascendente" do restauro. Agora é só uma questão de tempo, que desta vez existe...
Um abraço.
RT