Dia do Mini...

Bom dia.
O meu dia hoje foi um espectáculo. É verdade. Se há dias que correm bem, este foi um deles, porque tirando um Mercedes que apareceu aqui de manhã quase a "morrer", o resto do dia foi todo passado á roda dos Minis, e começou logo pelo melhor de todos, o meu Clubman azul!!! É claro que os Minis são todos fantásticos, mas vocês sabem o que este significa para mim, daí ser o melhor de todos...
Quase um ano parado naquele sitio, mas hoje decidi que estava na hora de o deixar ver o sol, e a garagem até precisava de uma boa limpeza, porque este inverno foi demais...
...mas confesso que apanhei um choque quando abri o capôt. O meu Clubman já parecia um dos Minis que eu costumava encontrar abandonados em Lisboa, quando ainda os havia aos montes por todo o lado. O pó, as teias de aranha e a ferrugem deram um ar de total abandono ao carro, e por um instante pareceu-me estar a ver aquele carro pela primeira vez e até me apeteceu comprá-lo, mas logo a seguir lembrei-me que já é meu, e foi nessa altura que me apercebi novamente que o tempo passa-nos pelo meios dos dedos como areia fina, e quanto mais o queremos segurar, mais o deixamos fugir...
Não hesitei. Trouxe-o á rua, lavei o pó e mais uma foto para a posterioridade. Podem passar muitos Minis por esta casa, mas o meu Clubman azul ainda é, e sempre será, o chefe do clã...Em virtude de não o poder conduzir de momento, dedico-lhe estas linhas, mas quero que todos saibam que as escrevo ao som de Bee Gees, do seu famoso "stayin' alive e "Night Fever", que tantas e tantas vezes ouvi enquanto o conduzia. Mini Clubman Azul (castanho na altura...), Bee Gees, jantes especiais, escape ao meio e um casaco de cabedal, e aí estava ele, puto com 18 anos, com a mania que era dono do mundo...
Aiiiii..., ó tempo volta para trás...
Bem, enxugam-se as lágrimas e voltamos ao trabalho...
Um recém chegado Mini 1000 esperava ansiosamente por uma consulta, e não era caso para menos, porque umas centenas de quilómetros longe de casa merecem algum respeito...
...porque vir de Olhão (Algarve...) para a Marinha (Pedrógão Grande) há-de querer dizer algo!
Acreditem meus amigos. Este bonito Mini 1000 viajou 450 quilómetros para estar aqui. A caixa de velocidades cedeu aos anos, mas o gosto e vontade do seu dono trouxeram-no até mim, que apenas espero estar á altura do desafio e corresponder de forma digna á grande honra que é para mim tê-lo na minha oficina, tão longe de casa e das belas estradas Algarvias...
Novidades em breve. Mas por falar em novidades...
...vejam só! O meu 1000 com umas jantes novas! É verdade, mais umas..., mas não umas quaisquer...
...são uma "Personal" que equiparam o 850 do meu pai nestes últimos tempos, e que só por isso já são verdadeiramente "especiais". Obrigado pai!!! Não estão no meu Clubman azul, mas estão no primeiro Mini do Miguel, e vocês sabem o que isso significa para mim...
"E siga para Morlena, que quem paga é o Serrazina"...
Mini 1000 azul, travões, calços, bombitos, polies...Vamos lá ver o que é que isto significa...
O 1000 do Rui está na montagem dos travões. Não é um restauro, pelo que nem tudo está brilhante e reluzente, mas ainda assim há pormenores ter em conta. Afinadores gripados. Quem é que nunca os apanhou? E pior que isso...
...com os "quadrados" arrasados? É nesta altura que se vê tudo isso e corrigem os defeitos. Neste caso foi só meter massa de cobre...
...para nunca mais ter chatices com nenhuma das coisas referidas. Se o afinador estiver leve, dificilmente se estragam os "quadrados", e a massa de cobre é o melhor possível para o assunto, não derrete, não seca e não escorre. Perfeita.
Também tive que emendar uma "desatenção" antiga. Os calços traseiros são mais estreitos que os dianteiros, e se olharmos para a superficie dos calços usados da foto percebemos porquê. Os calços mais largos batem no prato de encosto e ficam oblíquos em relação ás polies, travando com uma pequena parte do ferodo. Não é bom, não funciona correctamente e não é o meu género. Calços novos e problema resolvido...
...ou não. Quando chegou a hora de afinar dei com isto. As polies foram rectificadas 1275 vezes e estão gastas, aliás, mais do que gastas. O afinadores já não conseguem bloqueá-las sequer. Além de ser perigoso usar polies demasiado finas...
Com essa questão ultrapassada, havia que substituir os tubos flexíveis. "Sapatos novos com meias velhas" não servem. É preciso substituir os quatro...
...mas aproveitar também para melhorar o sistema de travagem do Mini. Os tubos de malha de aço são menos expansíveis, mantendo o pedal de travão mais firme, e não se degradam tanto como os de borracha...
No final do dia tinha uma verdadeira oficina de Minis montada. Oficina não é o termo correcto, porque na realidade é um telheiro bem velho, mas na falta de melhor, terá que servir...
Classic Car Garage, mais do que carros, são Minis, são histórias, são amigos...É vida!

Rui Tiago, o homem mais feliz do mundo!!!