Mini SE7EN - 1959. Um sobrevivente...

Boa tarde. Hoje é um dia muito invulgar na história do meu Mini Seven (850) de 1959. Já publiquei a maior parte da história dele aqui, mas desta vez tenho mesmo que mostrar mais um bocadito...
Isto é o famoso certificado da "British Motor Industry Heritage", que entre outros dados, revela a idade e parte das características dos Minis quando deixaram a fábrica, e como se pode ler, o meu foi construido no dia 5 de Novembro de 59 e embarcado para Lisboa no dia 6 do mesmo mês. Também diz que a cor seria "Farina Grey" e os estofos cinzentos e vermelhos. Uma nota especial para o equipamento, que incluía souffage, e que na época era um pequeno luxo.
Apesar de todas estas informações, quando comprei o carro sabia perfeitamente que, apesar de ser um MKI genuino, não estava de origem, e duvidava seriamente se seria mesmo de 59. Confirmei mais tarde que de facto tinha pouca coisa de 59, mas desde que me conheço, isso para mim pouco importa. Comprei-o porque gostei dele e de qualquer maneira não fazia questão de andar a gabá-lo por ser de 59. Infelizmente, dois dias após o ter comprado no estado em que estava, e de não ter feito mais do que por gasolina, decidi ir á concentração mensal a Belém. Foi a ultima vez que lá fui, pois a intolerância de certas pessoas e os comentários demasiados desprestigiantes acerca da originalidade do carro fizeram-me sentir de facto ostracizado em relação aos Cooper's e outros Minis, rigorosamente nas mesmas condições, que por lá aparecem. Achei, e continuo a achar que ter um Mini significa ter atitude e personalidade irreverente, pelo que todas essas facetas de pseudo originalidade não me interessam, nem me identifico com isso. Todos são bonitos sem excepção. Quem tem um Mini "XPTO" só para ter algo que os outros não têm, na minha opinião, escolheu o motivo errado...
Bem, de qualquer maneira não o ia arrumar para um canto e esquecê-lo só porque não estava de origem. Aliás, fiz rigorosamente o contrário. Corri Portugal de norte a sul, diverti-me e adorei cada momento em que o conduzi e conduzo ainda. Pode estar modificado, mas é de certeza um MK1, ora vejam...
O tipico avental inferior de feitio redondo. Só sairam de fábrica assim até 1964. Tudo o resto é posterior a essa data...
... como este. Neste caso é de 79, mas se fosse de 65 era igual...
Mas se vos disserem (e pode acontecer...) que a frente foi substituída para reparar, procurem aqui também. As fixações dos cintos de segurança. Nos minis montados depois de 64 estão neste local, porque os MKI genuinos...
...têm-nos aqui. Reparem bem com estão muito mais acima no pilar. Neste caso, a conversa do restauro já não encaixa, embora custe a muito boa gente admitir...
E o pormenor da dita souffage MKI. Não é igual á do Cooper nem parecida. É unicamente usada nos MKI até 63 ou 64 (não tenho a certeza absoluta) e que neste caso foi montada por opção de encomenda.
Agora o motivo porque vos estou a contar isto tudo. Não gosto de "lavar roupa suja" com ninguém, muito menos no meu blog, que apesar de muito modesto, tento manter de certo nível. O motivo deste post tem a ver com isto...
O reconhecimento de duas entidades especialistas em Minis de que o meu "pequeno" 850 de 59 é um "sobrevivente". Parece mentira, mas é a pura verdade. O site "1959 Mini Register" e a "Mini Magazine" reconheceram o meu carro como sendo um dos poucos (em relação aos dos outros anos todos) de 59 que ainda existem. Não comprei este diploma, nem tão pouco o pedi ou tinha conhecimento que o iria receber. Simplesmente chegou sem aviso. Registei-me no "59 register" há uns anos e não sou assinante da revista, mas vejam só, não deram importância nenhuma ao facto de o carro não estar original. Aliás, na ficha de inscrição existe mesmo uma opção que diz "reshell", ou seja, "carroçaria não original". Cá não se pode ter jantes especiais num carro destes que somos logos postos de parte.
Sem querer perder mais tempo com "roupa suja" digo o seguinte: Portugal é um pais pequeno, com gente de trabalho e honesta, porém de visão curta. O meu carro a partir de hoje vale rigorosamente o mesmo que valia ontem, porque para mim é apenas mais um Mini de que gosto muito, apesar de ter, hipoteticamente falando, um valor comercial superior á maioria. Claro que fiquei contente com o reconhecimento, mas teria sido muito mais valioso para mim se tivesse vindo de algum clube ou similar de Portugal, em vez do estrangeiro...Talvez isto sirva para começar a mudar algumas mentalidades...
"-Pequeno "oito e meio" de 59, podes não estar original, mas gosto de ti na mesma..."
Desculpem este desabafo, mas sinto finalmente alguma justiça acerca do carro, sobretudo quando vejo "medalhados e vencedores" com detalhes mais do que evidentes do mesmo tipo de situação, e que em alguns casos nem "batem certo" com o ano...

Thank you very much to 1959 Mini Register site and to Mini Magazine for your appreciation.
Means a lot to me.

Obrigado.
RT